Ativo 1.png

MANJERICÃO

manjericão-molhado-no-vaso.jpg

Planta de altura média com folhas ovais, lisas de coloração verde escura.

Características:

Ciclo (dias): 60

Tipo de folhas: Ovais

Cor das folhas: Verdes brilhantes

Observações: Perfumado, saboroso e florido, o manjericão é uma excelente adição a qualquer jardim aromático. Assumindo o formato de um pequeno arbusto, as suas muitas ramificações são cobertas por folhas verdes brilhantes e rijas. Quanto mais jovens forem os rebentos, mais condimentadas são as suas folhas - recheadas de óleos essenciais como o estragol, cânfora e linalol, contém ainda ácidos orgânicos e generosas doses de vitaminas C e A. Utilizado para temperar muitos pratos culinários (a típica salada de tomate com queijo mozarela é um bom exemplo), não deve ser, porém, consumido em excesso devido ao seu alto teor de estragol.

Modo de Plantio: 
1 - Pode plantar as sementes de manjericão em um recipiente ou vários recipientes individuais ou, então diretamente no local definitivo da horta (em regiões de clima quente). Deve colocar na sementeira terra fresca e adubada, com uma altura entre 5 a 10 centímetros.
2 - As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, fazendo buracos com o dedo na terra, e depositando duas ou três sementes por buraco, depois cubra com terra cuidadosamente e por fim regue com água toda a sementeira. A sementeira deve estar numa janela, varanda ou terraço para que receba sol diretamente, de preferência para o sol da manhã, e deve ser regada a cada um ou dois dias.
3 - A planta recém-nascida entre 10 e 15 dias depois da plantação, e podemos mantê-las aí até que tenham 6 folhas (uns 8 ou 10 centímetros de altura). Depois, você pode plantar na terra ou em vaso maior.

Dica: As folhas de manjericão perdem a maior parte do seu aroma pouco tempo depois de serem cortadas, por isso arranque-as quando as for usar.